Linux
é um Sistema
Operacional, assim como o Windows e o Mac OS, que possibilita a
execução de programas em um computador e outros dispositivos. Linux pode ser livremente modificado
e destruído.
Apesar desta
interpretação ser simplista é perfeitamente correta e aceitável. Mas, em uma definição
mais profunda e técnica, Linux é o nome dado apenas ao núcleo do sistema
operacional, chamado de Kernel.
Kernel é um
conjunto de instruções que controla como será usado o processador, a memória, o
disco e dispositivos periféricos. É o software presente em todo sistema
operacional que dita como o computador deve funcionar. O Kernel Linux foi
criado pelo Linus Torvalds, com a primeira versão oficial lançada em 1991.
O Kernel por si só não tem utilidade prática. É preciso uma série de programas
adicionais para seu uso efetivo, como interpretadores de comandos, compiladores
para que seja possível o desenvolvimento de novos programas, editores de textos
e assim por diante.
Desde 1984, um
projeto chamado de GNU criado por Richard Stallman tinha como meta o
desenvolvimento de um sistema operacional livre baseado no Unix. O projeto
então criou uma licença de software chamada de GPL. Ela permitia a modificação
livre do código de um programa, desde que distribuído posteriormente desta
mesma forma e mantida os créditos dos desenvolvedores. Ao longo de cinco anos o
projeto já tinha criado a maior parte dos programas essenciais para um sistema
operacional mas faltava um Kernel livre.
Em 1992, Linus
Torvalds adere a licença GPL o que torna o Kernel Linux um software livre. A
junção das ferramentas dos projetos GNU, mas o Kernel Linux deu origem ao
sistema operacional GNU/Linux. Então Linux é o nome do Kernel e GNU/Linux do sistema operacional (Kernel +
programas essenciais). Mas pela simplicidade, Linux é o termo largamente aceito
para definição do sistema operacional do pinguim e assim o chamaremos daqui em
diante.
O desenvolvimento do sistema operacional Linux
contou com a colaboração de milhares de desenvolvedores desde então, e novos
aplicativos foram adicionados que permitiram o uso do sistema nos mais diversos
dispositivos e fins. Linux está em praticamente todo lugar.
O roteador da
sua casa, por exemplo, muito provavelmente utiliza Linux, assim como o
codificador da sua TV a cabo. A internet é em grande maioria sustentada por
servidores com sistemas Linux e outras soluções sob licença GPL. Softwares
dominantes como servidor web Apache, DNS Bind, linguagens de programação PHP,
Java, Javascripts, bancos de dados MySQL, PostgreSQL e tantos outros são outras
soluções sob licença GPL, preferencialmente executadas em sistemas Linux e que
fazem a web ser como conhecemos hoje. O Facebook e a Netflix rodam em Linux. Assim como a nuvem computacional mais popular do mundo,
a Amazon AWS. O sistema operacional Android é baseado em Linux e de forma tão
intima que muitos o consideram Linux.
Em um mundo
digital dominado por softwares livres, não se discute mais o uso do Linux. Ele
está presente em nossas vidas de uma forma ou de outra. Você pode até
especializar-se em uma ferramenta proprietária, mas certamente irá se deparar
com Linux em algum momento de sua carreira.
Bom! Deu pra ter uma ideia superficial do que seria o linux. No entanto, penso que poderia ter apresentado algumas distribuições conhecidas e/ou as primeiras que foram desenvolvidas.
ResponderExcluirA principio nosso objetivo é apenas fazer com que as pessoas conheçam um pouco desse Sistema que poucos utilizam, e possivelmente tentem migrar para ela.
ExcluirBoa noite, Luan! Gostei muito do post. No entanto, poderia explicar melhor o porquê desse sistema ser tão utilizado por programadores?
ResponderExcluirA minha experiência com o Linux foi excelente. Mesmo eu não tendo um hardware muito avançado, não tive problemas em rodar IDEs mais pesadas como o Android Studio. Acredito que sua rapidez, facilidade em instalar plugins para operar em IDEs e facilidade para instalar dependências sejam os principais motivos dos programadores optarem por esse sistema.
ExcluirUm exemplo bem claro que eu pude perceber isso, foi quando precisei de um software de depuração, o GDB. No linux, em apenas uma linha de comando eu tive o GDB instalado na sua última versão, para o Windows até hoje eu estou sem o GDB na última versão porque é uma verdadeira dor de cabeça.
Devido a grande gama de possibilidades que esse SO possui, como por exemplo o suporte que ele dá as linguagens de programação, assim acaba chamando mais a atenção dos programadores e não tanto de usarios com pouco conhecimento do assunto.
ExcluirOlá, Luan! É visto que a maioria dos usuários domésticos de outros sistemas operacionais como o Windows e o Mac possuem um certo preconceito com relação ao Linux, pois é visto como um sistema para usuários extremamente avançados,programadores, ou utilizado nos meios corporativos. Quanto a usuário doméstico, há distribuições no mercado que chegam a trazer as mesmas facilidades e usabilidades que suas concorrentes trazem?
ResponderExcluirTem uma distribuição chamada Deepin. Essa pra mim é a distribuição mais próxima que usuário comum teria do Windows.
ExcluirEssa distribuição vem com sua própria loja, a Deepin Store, e você instala muitos programas dando apenas alguns cliques. Sem mencionar o fato de que é uma distro muito atraente e com animações bem interessantes. Vale muito a pena!
https://www.deepin.org/pt/download/
Cabe comentar que a maioria de nós anda com uma máquina Linux nas mãos, os aparelhos Android, permitindo acesso de SU, personalização do sistema e até utilização do terminal.
ResponderExcluirBoa noite, Luan. Dentre o Linux, o Mac e o Windows, qual você acha superior sendo usado para jogos ?
ResponderExcluirEu já fui usuário do Linux e do Windows. Na minha opinião, o windows ainda sai muito na frente em relação jogos comparado ao Linux. Posso afirmar isso porque tinha dual boot e testei aqueles emuladores de consoles, como PCSX2, o PPSSPP e , em um computador com a mesma configuração mudando apenas o SO, eu senti que o Windows saiu na frente, porém não sei o motivo.
ExcluirAcompanho o blog do Diolinux há algum tempo, e ele aposta muito que o Linux se tornará um sistema também para jogos. Pra mim, esse é um dos motivos que não torne o Linux mais atraente para outras pessoas.
Não tive muita experiencia utilizando o Linux para rodar games, no entanto creio que como no Windows a superficie é mais "limpa" terá um melhor desempenho rodando games e aplicações mais pesadas.
ExcluirPost bastante explicativo. Luan, você já teve contato com o Linux? Caso sim, poderia me contar como foi sua experiência? vale a pena se aventurar nesse sistema?
ResponderExcluirNão sou o Luan, mas acredito que minha experiência também possa te ajudar caso queira ser usuário do sistema. O Linux pra mim é um sistema operacional incrível devido sua fluidez e rapidez, excelente principalmente para aqueles que não possuem um hardware muito bom, como foi o meu caso. Nesse sentido, ele me ajudou bastante a programar, pois como gosto bastante de Android, pude usar o Android Studio tranquilamente, o que não era possível de fazer no Windows.
ExcluirA distribuição que eu usei na época foi o Linux Mint (uma das melhores e mais estáveis distribuição, na minha opinião). No entanto, ainda há distribuições muito mais leves do que a Mint, como por exemplo, o Linux lite, Lubuntu, Xubuntu dentre outras.
Entretanto, minha experiência em relação a jogos não foi muito boa. Alguns jogos que rodavam tranquilo nos emuladores para windows, não rodava da mesma forma no Linux.
Tive sim, usei o Linux apenas por algumas semanas, e na epoca eu possuia bem menos conhecimento do que possuo atualmente, e isso dificutou bastante minha experiencia, ja que essa platafroma é voltada a area de programaçao, mas com o tempo fui conseguindo destrinchar um pouco melhor o Linux, e conseguir usa-la melhor, mas acabei voltando pro Windows já que a interface é mais simples.
ExcluirNo entanto, pretendo voltar futuramente para esse SO, agora que conheço mais a respeito da Programação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGood post! :) Luan, já ouviu falar no Minix 3!? Ele também é um SO Unix-like.
ResponderExcluirEsses SOs (incluindo o Linux) normalmente, tem mais aplicabilidade em trabalhos pesados como cloud computing e saem disparados em relação a sistemas fechados como o Windows.
Você acha que essa diferença se dá pela proximidade do sistema com o hardware? E se sim, por que o Windows ainda lidera a performance em Games em relação ao Linux já que este está mais "próximo" do Hardware?
Ou você acha que isso tudo está relacionado à confecção e otimização do software?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOpa, Vinicius! Então, quanto ás suas primeiras que ele se destaca em trabalhos pesados, não tenho o que contestar. Realmente esses trabalhos são agilizados devido à maior proximidade com o Hardware. Porém, a Microsoft também possui sua parcela de culpa quanto a isso, pois a organização das threads nos núcleos do processador não são feitas da melhor forma possível(como assim?), enquanto o Linux para realizar tarefas mais parrudas dedica 1 ou mais núcleos do processador, o Windows faz o inverso, fica mudando os processos entre os núcleos afim de equilibrar os trabalhos entre eles, o que gera alguns atrasos em relação ao Linux.
ExcluirQuanto à performance em jogos, não é uma verdade que o Windows supera o Linux em relação a isso, a disputa entre eles é bem equilibrada na verdade e essa performance varia entre os jogos, há aqueles que o Windows se sai melhor e também há os que o Linux ganha. No que sou obrigado a concordar quanto à superioridade do Windows em seu suporte às diversas aplicações do mercado, e também à sua vasta biblioteca de jogos, que é bem maior que a do Linux. Porém o sistema do Pinguim não quer ficar para trás, hoje em dia cerca de 50% dos jogos existente no Steam estão disponíveis para linux.
Fica um link de uma matéria da Forbes mostrando benchmarks de títulos famosos em ambos os sistemas:
https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2019/07/17/these-windows-10-vs-pop-os-benchmarks-reveal-a-surprising-truth-about-linux-gaming-performance/#a6c8a435e747
Muito bom o post pra apresentar o SO, pra quem quer começar a usar eu recomendaria o Linux mint por ter uma aparência relativamente parecida com o Windows.
ResponderExcluirSim, de fato! O mint é uma distro bastante estável e de fácil utilização. Associada á sua base Ubuntu(maior distro do mercado atualmente), o Mint possui todas as aplicações compatíveis que são lançadas para o seu progenitor, desse modo suprindo as necessidade do seu usuário com relação às aplicações.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir