Ubuntu Touch



Também conhecido como Ubuntu Mobile OS, o Sistema Operacional Mobile foi desenvolvido para uso em tablets e smartphones. Baseado na interface do Linux para PC, o S.O acabou não tendo um grande destaque no mercado, no qual só esteve presente em 2 celulares, a BQ (Espanhola) e a Meizu (Chinesa). O sistema, atualmente fora dos planos da Canonical, desenvolvedora do S.O, é mantido pela comunidade UBports que cuida dos projetos de atualização do software!


O Ubuntu Touch oferece uma abordagem completamente diferente para usar seu smartphone ou tablet do que usar outros sistemas operacionais convencionais. O S.O é baseado no Ubuntu, que é um sistema básico usado por milhões de pessoas. A interface de usuário intuitiva permite que você acesse todos os recursos do seu telefone deslizando pelas bordas da tela para acessar seus aplicativos, ferramentas e configurações.


Construído pela Comunidade da Ubports para a Comunidade UBports é financiada por generosas doações via PayPal, Patreon, Liberapay e Bitcoin, assim como patrocinadores. Isto permite manter as luzes ativas e contratar novas pessoas para alguns dos trabalhos. Tarefas como traduções, garantia de qualidade e até mesmo desenvolvimento são tratadas de forma surpreendente por voluntários.

Comentários

  1. Geovani, me perdoe a ignorância em relação ao aplicativo, mas, quais são as maiores deficiências do sistemas, a ponto de o tornar menos popular que os outros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, na minha opinião, mesmo que o sistema não tenha deficiências, ele não se tornará muito popular uma vez que já há uma grande aceitação do sistema Android e IOS por parte dos usuários comuns, maior parte dos usuários. Essa análise, na minha opinião, também vale para explicar o motivo do Linux para computadores não ser tão difundido, uma vez que já há uma grande aceitação do windows e do Mac OS por parte dos usuários comuns.

      Acredito também que qualquer outro sistema enfrentará as mesmas dificuldades para tomarem o lugar do android e do IOS. O mesmo vale para computadores.

      Excluir
    2. Por se tratar de uma simples adaptação do PC pro Mobile, a interface do Ubuntu Touch acaba se tornando limitado se comparado com o Android e o iOS. Porém, o dispositivo além de ter sua própria loja com diversos aplicativos, esbarra no mesmo problema do Windows Phone que foram as licenças dos APPs. Por isso muitos aplicativos desse sistema na verdade são "abas" de páginas da internet modificadas para uma versão mobile mais leve e acessível pro dispositivo.

      Excluir
  2. Concordo contigo, os usuários comuns já estão adaptados ao uso do android e IOS pelas facilidades que esses sistemas já trazem. É muito difícil para um novo sistema ganhar espaço no meio onde o android e logo depois o IOS ja predominam. O usuário comum tem receio do novo e prefere ficar onde já esta acostumado por se sentir mais seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Porém, a comunidade UBports está querendo mudar essa realidade. Por isso eles não largaram o projeto e continuam investindo e pedindo apoio à todos que incentivem o movimento em prol do "novo" SO. Vale apena testar em algum smartphone que você não faça mais uso uma versão beta do Ubuntu Touch.

      Excluir
  3. O ubuntu começou a ganhar mais notoriedade de 3 a 5 anos atrás por ser totalmente gratuito e de fácil acesso, gostaria de saber se essa imagem do sistema se mantém até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente muitos usuários não conhece esse SO. Por conta da impopularidade, acaba que muitos usuários ficam limitados ao uso apenas do Android e do iOS.

      Excluir

Postar um comentário