Windows Phone



Com o intuito de competir com as gigantes da tecnologia, a Microsoft lançou em 2010 o Windows Phone. Todo desenvolvido em C++, chegou com a missão de não só desbancar as principais concorrentes no ramo de Sistemas Operacionais (Android e iOS) como também com o objetivo de integrar o computador ao smartphone do usuário de maneira prática.


No ano de 2011, a Microsoft fechou acordo com a Nokia para que a empresa produzisse todos os seus dispositivos com S.O do Windows Phone. Os primeiros dispositivos com parceria da empresa finlandesa foram os smartphones Lumia.


O sistema operacional desenvolvido pela Windows acabou não tendo grande sucesso pelo alto número de atualizações e pelo baixo número de aplicativos disponíveis para os usuários. Além de ter uma interface não muito atrativa pros dispositivos móveis!

Com seu design todo baseado nos “mosaicos dinâmicos” utilizados pela primeira vez no Windows 8.1, que consiste em atalhos de aplicativos com atualizações ao vivo do que está ocorrendo. No início, agradou um certo público, porém muitos amantes da tecnologia acabaram não se adaptando à nova interface!


Um dos principais motivos do fracasso do S.O foi sua loja. Assim como a Google Play e a APP Store, a Loja (“Windows Phone Store”, em inglês) também disponibiliza conteúdo midiático como Álbuns musicais, vídeos e filmes. Porém o que mais decepcionou os usuários foram os aplicativos. No início da era WP, apps como Youtube, Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp funcionavam como em qualquer outro S.O, porém, ao passar dos anos, esses e outros apps famosos deixaram de ser atualizados na loja por conta de contratos com as desenvolvedoras (Google, Facebook).

Comentários

  1. Tive uma longa experiência com WP e sempre achei que o sistema tinha potencial pra ser um grande SO Mobile, pena que o sistema foi abandonado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito no post, a questão das licenças, além da grande concorrência com o Android, pertencente a Google, fez com que o Windows Phone não viesse adiante. Porém, o projeto não foi totalmente deixado de lado, já que até hoje o dispositivo sofre atualizações e ainda é usado por diversas pessoas, de modo não-oficial.

      Excluir
  2. Uma pena que ele não deu certo. Eu achava ele muito fluido e que poderia dar uma boa mudada no mercado, mas infelizmente a Microsoft não soube lidar com ele apropriadamente.
    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. O Windows Phone poderia ter dado muito certo, o que faltou foi investimento de apps e jogos em geral. Porque quando os apps que estavam em alta, como por exemplo o snapchat, a loja do Windows Phone não disponibilizava o mesmo. Deixando vários usuários devastados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, o que influenciou isso foi a questão das licenças. O projeto do Windows Phone era ter um SO exclusivo como o iOS, porém ser mais acessível e abrangente como o Android.

      Excluir
  4. A microsoft não deveria ter acabado com o Windows Phone. O grande problema do seu S.O. era a loja de aplicativos que não acompanhava o ritmo das atualizações de diversos aplicativos como WhatsApp e não proporcionava aos usuários os apps que estavam em destaque no Android e no IOS, deixando o sistema de certo forma obsoleto. Eu tive um Nokia Lumia e o app do Instagram nunca saiu da versão Beta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Windows Phone ainda continua sendo comercializado. O smartphone recebe atualizações de um fórum de pessoas que o mantém vivo até hoje. Por conta de um vazamento de códigos da Microsoft que ocorreu no início do ano, todos os dispositivos poderão sofrer novas atualizações, podendo assim ter todos os apps mais conhecidos em sua loja com todas as atualizações disponíveis.

      Excluir
  5. Eu tive um celular com esse sistema. Na minha opinião, era um sistema promissor, pois mesmo sendo um celular de hardware intermediário para época, não tive problemas com travamentos ou algo do tipo que pudesse interferir minha usabilidade. Realmente um dos maiores problemas deles era a loja para baixar aplicativos, muitos ficavam estagnados na versão beta e outros raramente tinha atualização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente algo que impressionou ao público foi, não só a interface, como também seu desempenho. Como eu disse no comentário anterior, diversas pessoas ainda mantém o SO atualizado e muitos usuários ainda possuem seus celulares. Assim como o Firefox OS e o Ubuntu Touch, o Windows Phone ainda sobrevive em muitos países podendo até voltar oficialmente para a Microsoft futuramente.

      Excluir

Postar um comentário